Portal de Notícias - Sua fonte de notícias na cidade de ...

Aguarde, carregando...

Terça-feira, 28 de Outubro 2025

Agro

Governo de Rondônia intensifica combate a fraudes na venda de sementes agropecuárias

Operações da Idaron em lojas rurais buscam garantir produtos certificados e proteger o desempenho da pecuária no estado.

Pah Pow News
Por Pah Pow News
Governo de Rondônia intensifica combate a fraudes na venda de sementes agropecuárias
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O Governo de Rondônia intensificou as ações de fiscalização contra fraudes na comercialização de sementes em todo o estado, por meio da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril (Idaron). As inspeções em lojas agropecuárias têm como foco coibir a venda de produtos irregulares, assegurar a qualidade do material comercializado e garantir ao produtor sementes certificadas e seguras.

Segundo Renê Parmejiani, fiscal agropecuário responsável pelo programa de fiscalização de sementes e mudas da Idaron, a qualidade das sementes influencia diretamente a produtividade da pecuária.

“A escolha de uma semente de qualidade é fundamental para um pasto saudável, o que resulta em maior produtividade e menor custo para o produtor”, destacou.

Leia Também:

Até setembro, foram coletadas 54 amostras de sementes da safra 2025/2026, analisadas em laboratório oficial do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Os testes verificam pureza, germinação, viabilidade e a presença de espécies invasoras ou nocivas.

Dos lotes já avaliados, três foram aprovados e cinco reprovados. Em casos de irregularidades, os responsáveis são autuados e os produtos retirados do mercado.

A fiscalização tem ênfase nas sementes de forrageiras tropicais — como braquiária, humidícula, decumbens, panicum e mombaça —, espécies que historicamente apresentam maior incidência de lotes de baixa qualidade.

Além disso, a Idaron mantém cadastro atualizado de empresas e produtores que comercializam ou garantem a qualidade das sementes, inclusive de outros estados, fortalecendo o controle e a rastreabilidade do setor.

Para o governador Marcos Rocha, a atuação da Idaron é estratégica para o fortalecimento da agropecuária estadual.

“O controle de qualidade das sementes de pastagem é primordial para que a agropecuária seja ainda mais lucrativa aos produtores. Por isso, não medimos esforços no programa de análise de sementes”, afirmou.

O registro de empresas e produtores tem validade anual e pode ser renovado mediante novo requerimento. O cadastramento é simplificado, e as orientações estão disponíveis na carta de serviços da Idaron.

 
 
 
Pah Pow News

Publicado por:

Pah Pow News

O Portal News é uma plataforma jornalística dedicada a trazer notícias de qualidade, com foco em informação precisa e atualizada sobre economia, política, tecnologia e tendências do agro no Brasil e no mundo.

Saiba Mais

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR